O que é ASMR afinal?

A. S. M. R. Talvez você já tenha ouvido ou visto essa sigla antes, principalmente em lugares como o Youtube. Hoje em dia, vídeos ASMR estão em alta, e se tornaram quase um gênero próprio de entretenimento. Mas o que essa sigla significa?

A sigla do ASMR vem do inglês Autonomous Sensory Meridian Response, que em português quer dizer basicamente, “Resposta Meridiana Sensorial Autônoma”. Esse monte de nomes complicados basicamente se referem a uma sensação prazerosa que o ser humano pode ter no topo da cabeça, quando exposto a certos gatilhos mentais. É basicamente uma forma de relaxamento que hoje é utilizada por pessoas do mundo inteiro pra dormir mais e melhor, aliviar ansiedade e depressão, e também, porque não, pra se entreter um pouco.

Parece esquisito…Porque é mesmo. A maioria dos vídeos ASMR inclui mulheres lindas sussurrando enquanto delicadamente tocam em objetos para fazer determinados sons. Tudo tem um ar quase místico, e talvez também por isso tenha se tornado tão popular.

A verdade é que a mania do ASMR não começou do nada. Há registros online de pessoas tentando descrever e nomear esse fenômeno desde meados de 2007 e formando comunidades em torno do assunto. Logo depois surgiram os primeiros ‘whisperers’, ou sussurrantes, que faziam vídeos e áudios para relaxamento. Foi apenas em 2011 que o termo ASMR ganhou popularidade e o primeiro subreddit inteiramente dedicado ao tema foi criado. (Fonte: https://asmruniversity.com/history-of-asmr/ )

De uns anos pra cá, houve um verdadeiro boom no número de canais e contas no youtube e instagram voltados para essa sensação misteriosa, criando diversos subgêneros que talvez sejam ainda mais esquisitos do que o ASMR “raiz”: Existem canais de pessoas que cortam barras de sabão, brincam com slimes, comem certos tipos de coisas (sejam elas comestíveis ou não!), e muito mais.

Eu conheci o ASMR em meados de 2014, e tenho assistido vídeos do tipo até hoje pra relaxar e dormir. No começo, como a maioria das pessoas, também achei um pouco esquisito. O engraçado foi como eu encontrei esses vídeos: Eu estava pensando em como seria bom poder pagar uma sessão de massagem, e resolvi procurar vídeos de massagem no youtube pra ver se me ajudava a relaxar. No meio dos resultados apareceram alguns vídeos com essa sigla, e foi assim que eu aprendi o que era ASMR!

O primeiro vídeo de ASMR que eu assisti – e que me deu a tal sensação gostosa no topo da cabeça!

Hoje em dia meus vídeos preferidos de ASMR continuam sendo os “originais”, com moças bonitas falando baixo, e meus gatilhos preferidos na sua maior parte são visuais, com movimentos suaves das mãos. Algumas pessoas preferem só os sussurros, enquanto outras gostam de sons muito específicos… E isso é normal! Cada pessoa é diferente, inclusive há pessoas que não conseguem sentir ASMR e também não tem nada de errado nisso.

E aí, o que vocês acham de ASMR? Estranho ou relaxante? Eu sei que eu ainda tenho o sonho de ter um canal de ASMR um dia rsrs.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s